Aldeia do Piódão será o novo Monumento Nacional
A Aldeia do Piódão tem vindo a conquistar estatutos ao longo dos últimos anos. É considerada um Imóvel de Interesse Público (IIP) e Património Nacional desde do ano de 1978. É além disso, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal e uma das 7 Maravilhas Aldeias de Portugal. A aldeia pode ver agora o seu estatuto ser novamente alterado para conjunto de interesse nacional (CIN)/monumento nacional (MN).
Numa deliberação publicada no passado dia 16 Dez, 2022 no Diário da República, o diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, autorizou a abertura do procedimento de alteração da área classificada da aldeia.
“O processo de classificação é o culminar de um trabalho que estamos a fazer no âmbito da rede das 12 Aldeias Históricas”, salientou à agência Lusa, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara de Arganil. Para este, o estatuto de monumento nacional “confere maior visibilidade, maior coerência e maior robustez ao trabalho que andamos a fazer para valorizar o património no Piódão”.