Atrações
Natureza, paisagens, praias fluviais, vinhos, gastronomia. Aqui temos tudo, venha daí!
Em Coja e ao seu redor, são muitos os lugares que merecem ser visitados. Aqui, parece que o tempo para, deixamo-nos ir pelo canto do pássaros que nos leva montanha acima ou seguimos o curso do rio que nos leva a algumas das aldeias mais bonitas e históricas de Portugal. As experiências são variadas e únicas. Aproveite a visita para conhecer a singularidade das paisagens e da nossa gente.
Estaremos ao seu dispor para o guiar e levá-lo a experienciar o que de melhor a região tem para lhe oferecer.

A princesa do Alva
Vila de Coja
Coja, a vila Princesa do Alva, um verdadeiro encanto no interior de Portugal. De origens remotas, com vestígios de civilizações Romanas e Muçulmanas e com uma envolvente natural incomparável, fazem desta uma privilegiada zona Beirã.

Lugares únicos
Piódão & Foz d' Égua
Visitar o Piódão é quase obrigatório para a maioria dos portugueses e alguns que visitam o nosso país. É uma das 12 aldeias históricas e uma das mais remotas de Portugal. Situa-se numa das encostas da Serra do Açor, rodeada por imponentes montes com mais de 1000 metros de altitude, como o Monte de São Pedro do Açor ou Monte do Colcurinho, onde se situa a Capela da Nossa Senhora das Necessidades. Por perto poderá ainda visitar a famosa aldeia e praia fluvial de Foz d’Égua ou as figuras rupestres de Chãs d’Égua.

Aldeias com história
Aldeias de Xisto
Só na Serra do Açor são 5 as aldeias de Xisto que poderá visitar. Aldeia das Dez, Benfeita, Fajão, Sobral de São Miguel e Vila Cova do Alva. Não espere mais, estas aldeias estão cheias de segredos para você desvendar. Embarque nesta aventura e fique a conhecer estas aldeias. Algumas delas com vestígios de tempos pré-históricos.

A maior serra de xisto do país
Serra do Açor
A Serra do Açor é umas das serras mais altas do país e onde se encontra a formação montanhosa em xisto mais elevada (Pico da Cebola, 1418 metros). Faz fronteira com a Serra da Estrela e é munida de uma beleza natural incomparável. Nela encontramos praias fluviais paradisíacas, florestas, onde destacamos a mata da margaraça, quedas de água, como por exemplo a Fraga da Pena, paisagens de cortar a respiração e aindas as belas aldeias históricas e aldeias de xisto.

A maior serra de Portugal Continental
Serra da Estrela
Tal como a Serra do Açor, a Serra da Estrela merece ser visitada em todas as estações do ano, não só por ser a mais alta serra de Portugal continental, com 1993 metros de altitude, mas pela sua beleza estonteante e pela quantidade de cores que podemos ver a mudar conforme a altura do ano. São dezenas de experiências que poderá ter nesta serra, desde subir à torre, o ponto mais alto, degustar os saborosos queijos da Serra da Estrela, esquiar no inverno, admirar os vales glaciares, percorrer os trilhos ou simplesmente beber água de uma nascente. É nesta Serra que nasce o rio que passa na vila de Coja e que nos alegra ao ver passar com as suas águas cristalinas.

Beleza em estado puro
Fraga da Pena
A Fraga da Pena, em plena Paisagem Protegida da Serra do Açor, é um lugar único e privilegiado. Trata-se de um acidente geológico que originou um conjunto sucessivo de quedas de água, sendo que uma delas tem sensivelmente 19 metros de altura. Nas margens encontram-se árvores bastante antigas, algumas delas com centenas de anos, tais como Carvalhos, Castanheiros e medronheiros. As fotos falam por si, mas nada melhor que viver com os seus próprios sentidos.

Contacto com a natureza
Mata da Margaraça
A Mata da Margaraça é uma das florestas mais importantes de Portugal, com referências desde do séc. XIII. Com 68 hectares, é considerada o último reduto de vegetação original do centro do país, sendo por isso, considerada uma importante reserva biogenética para a ciência. Na mata existem vários percursos pedestres, além de um centro interpretativo do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

As mais belas
Praias Fluviais
São várias as zonas balneares paradisíacas na vila e ao seu redor. A poucos minutos da guesthouse poderá visitar a Praia Fluvial do Caneiro de Côja, com bandeira azul, mas se preferir existem muitos outros locais, é só escolher. Existem mais de 20 praias fluviais aqui bem perto.

Religião
Santuários e Capelas
No concelho de Arganil e ao seu redor, encontram-se algumas das capelas e santuários mais emblemáticos de Portugal. No Villa Montês temos mapas com indicações para cada uma delas. O santuário da Nossa Senhora das Preces, construídas no séc.XVI, em plena Serra do Açor, a pouco km’s da aldeia histórica do Píódão, ou a capela da Nossa Senhora das Necessidades, construída a 1250 metros de altitude, são alguns exemplos do que poderá visitar na região.