Serra da Estrela
A Serra da Estrela é um dos maiores palcos naturais, onde se podem observar grandes espetáculos da natureza. Esta é a maior serra de Portugal Continental, com 1993 metros de altitude.
Nesta região, oportunidades não lhe faltarão para descobrir e apreciar a natureza. Existem mais de 300 km de trilhos no Parque Natural da Serra da Estrela. Nela, nascem 3 dos mais importantes rios portugueses: o Rio Zêzere, o nosso querido Rio Alva, e o Rio Mondego. Este último é o maior rio inteiramente português. A Serra congratula-nos ainda com dois deslumbrantes vales glaciares: o vale glaciar de Loriga e o vale glaciar de Manteigas.
A serra da estrela é a mais elevada das cordilheiras portuguesas, é o prolongamento da espinha dorsal da Península; é a divisória das duas metades de Portugal, tão diversas de fisionomia e temperamento! é finalmente como que o coração do país – e acaso nas suas quebradas e declives, pelos seus vales e encostas, demora ainda o genuíno representante do lusitano antigo (Oliveira Martins, 1882).
É ainda o único lugar de Portugal onde se pode praticar desportos de inverno, tais como ski, snowboard ou trenós. No verão, dá lugar a rios, ribeiras e a mais de 20 lagoas, sendo por todos estes motivos, um local que não pode perder!
São também vários os contos e lendas sobre esta magnifica serra. Julga-se que a Serra da Estrela corresponda à elevação a que romanos chamavam de Montes Hermínios ou “Montes de Hermes” (deus greco-latino dos pastores, também conhecido por Mercúrio). Também existem fortes indícios de ter sido nesta zona que nasceu o famoso guerreiro lusitano Viriato.
Habitada pelos povos Hermínios dos vales profundos, encostas e picos do Monte Hermininio. Seu nome moderno, Serra da Estrela, deduz-se de uma rocha que superior a todas, termina no modo como a rocha pinta as estrelas (Manuel de Faria, 1667).