Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA)
A apenas 13 km da Villa Montês Guesthouse, com uma rara beleza natural, encontra-se a Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA) que, desde do dia 3 de Março de 1982 detém a certificação de Paisagem Protegida numa área de 382 hectares, obtida através do Decreto-Lei n.º 67/82. Esta certificação tem o objetivo de proteger os valores naturais, culturais, científicos e recreativos desta área que se insere na maior serra xistosa do país.
Aqui destacam-se, com particular valor patrimonial, a Mata da Margaraça e um curioso acidente geológico, a Fraga da Pena, que esconde uma cascata ladeada de abundante vegetação, cenário que não deixa ninguém indiferente.
A Mata da Margaraça é uma das matas mais antigas e mais bem conservadas de Portugal, com registos históricos desde do Séc. XIII.
Este é um dos locais onde poderá aproveitar o ar puro e a frescura resultante da abundância de água, local ideal para relaxar, passear ou fazer um piquenique.
A Fraga da Pena é um sitio paradisíaco que fala por si, considerada por muitos, umas das mais belas quedas de água de Portugal. Trata-se de um acidente geológico que origina um conjunto de várias cascatas ao longo de um curso de água permanente, formando várias piscinas naturais.
Da fauna local destaca-se o açor, a ave de rapina que deu nome à Serra e é símbolo da Área de Paisagem Protegida, que convive com outras aves como a coruja-do-mato e o gavião. Encontram-se também vários mamíferos como o javali e a gineta, e uma grande diversidade de invertebrados, em que se destacam cerca de 240 espécies de borboletas (VisitPortugal, 2021).
Estes são apenas dois exemplos do que poderá visitar na Serra do Açor. Para saber mais veja os outros artigos na nossa página ou contacte-nos para mais informações. Teremos todo o gosto em guiá-lo por estes montes e vales da maior Serra Xistosa do País.